SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue3Pore system and water retention capacity in a latosol under different weed management systems in a coffee plantationInfluence of wheat straw and rhizosphere on seed germination, early seedling growth and bio-chemical attributes of Trianthema portulacastrum author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Planta Daninha

Print version ISSN 0100-8358

Abstract

CONCENCO, G et al. Efeito do manejo de longo prazo em sistemas agrícolas sobre a ocorrência e composição de espécies daninhas. Planta daninha [online]. 2011, vol.29, n.3, pp. 515-522. ISSN 0100-8358.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-83582011000300005.

Objetivou-se com este estudo avaliar a composição de comunidades infestantes em função de distintos fatores de seleção, em áreas vizinhas submetidas a distintos manejos de solo e usos por 16 anos. Quatro áreas submetidas a manejos distintos (sistema de cultivo convencional, sistema plantio direto, integração lavoura/pecuária e pecuária contínua) foram amostradas em relação a ocorrência e severidade de espécies de plantas daninhas no início da estação de cultivo, sendo estimadas a abundância relativa, frequência relativa e dominância relativa de cada espécie daninha em cada área, bem como o Índice de Valor de Importância para cada espécie. As áreas também foram comparadas pelo coeficiente de similaridade de Sørensen. Áreas onde forragens e pastejo não estão inseridas na rotação apresentaram número de plântulas de espécies daninhas 250% superior em relação a áreas periodicamente ou continuamente sob pastejo, enquanto a área de solo coberta pela comunidade de plantas infestantes foi 87% superior no tratamento com preparo convencional do solo, em relação a média dos demais tratamentos. Plantas daninhas de folhas estreitas foram predominantes na área de preparo convencional do solo enquanto folhas largas predominaram na área de plantio direto, provavelmente devido também a fatores de seleção relativos ao herbicida. Na área de integração lavoura/pecuária pode haver a necessidade de controle de plântulas da espécie semeada como forrageira durante o cultivo em sucessão a pastagem.

Keywords : integração lavoura [pecuária]; sistemas de cultivo; fitossociologia.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English