SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue3Influence of wheat straw and rhizosphere on seed germination, early seedling growth and bio-chemical attributes of Trianthema portulacastrumEffect of corn and Panicum maximum intercropping on weed and soybean crop in rotation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Planta Daninha

Print version ISSN 0100-8358

Abstract

OLIVEIRA, A.M et al. Controle de plantas daninhas no milho por meio da consorciação com gliricidia semeada a lanço. Planta daninha [online]. 2011, vol.29, n.3, pp. 535-543. ISSN 0100-8358.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-83582011000300007.

Existe interesse na redução do uso de herbicidas, visando-se a diminuição de problemas de degradação ambiental. O objetivo do trabalho foi avaliar os efeitos da densidade da gliricídia, semeada a lanço e em consorciação, sobre os rendimentos de espigas verdes e de grãos do milho e sobre o controle de plantas daninhas. Utilizou-se o delineamento de blocos ao acaso com parcelas subdivididas e cinco repetições. As cultivares AG 1051, BM 2022 e BM 3061, plantadas nas parcelas, foram submetidas aos seguintes tratamentos: sem capinas, duas capinas (aos 20 e 40 dias após a semeadura) e consorciação com a gliricídia, semeada nas densidades de 10 e 20 sementes m2 . Trinta espécies de plantas daninhas ocorreram na área experimental, sendo Cucumis anguria a mais frequente. A cultivar BM 2022 foi a melhor quanto ao número total de espigas (NTE) e número (NEDC) e peso de espigas despalhadas comercializáveis. Essa cultivar apresentou, juntamente com a cultivar AG 1051, os maiores pesos total e de espigas empalhadas comercializáveis (PEEC). Todavia, as cultivares não diferiram quanto ao rendimento de grãos (RG). Os maiores rendimentos de milho verde e de grãos e de controle das plantas daninhas foram obtidos com duas capinas; a consorciação propiciou em PEEC, NEDC e RG médias intermediárias às obtidas nas parcelas capinadas e nãocapinadas, indicando que a gliricídia foi parcialmente benéfica ao milho. O aumento da densidade de semeadura da gliricidia aumentou os benefícios para o milho (NTE e PEEC). A ausência de capinas propiciou os piores rendimentos de espigas verdes e de grãos.

Keywords : Zea mays; Gliricidia sepium; rendimento de espigas verdes; rendimento de grãos.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English