SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue3Competition of wheat with ryegrass as a function of application times and nitrogen dosesEthanolic extract of Senna alata in the control of Myrothecium roridum, causal agent of myrothecium leaf spot author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Planta Daninha

Print version ISSN 0100-8358

Abstract

FERREIRA, E.A et al. Avaliação fitossociológica da comunidade infestante em áreas de transição para o café orgânico. Planta daninha [online]. 2011, vol.29, n.3, pp. 565-576. ISSN 0100-8358.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-83582011000300010.

Objetivou-se com este trabalho verificar os efeitos dos insumos orgânicos e convencionais na dinâmica de plantas daninhas da lavoura durante o primeiro e o segundo ano de transição agroecológica. Para isso, montou-se um experimento em um cafezal de seis anos, onde iniciou-se a transição para o sistema de cultivo orgânico. A espécie mais importante no primeiro ano da transição, na maioria das áreas avaliadas, foi Ageratum conyzoides; no segundo ano ocorreu considerável mudança na relação de dominância entre as espécies, destacando-se Leunurus sibiricus na maior parte das áreas estudadas. Ocorreu também aumento do número de espécies presentes na maioria das áreas de um ano para o outro. No segundo ano de transição observou-se decréscimo na diversidade de espécies em relação ao primeiro ano. Dessa forma, pode-se concluir que nos dois anos de avaliação verificaram-se mudanças no número, na diversidade e na relação de importância entre as espécies de um ano para o outro.

Keywords : plantas daninhas; interferência; agroecologia; índice de valor de importância.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese