SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue3Ethanolic extract of Senna alata in the control of Myrothecium roridum, causal agent of myrothecium leaf spotTolerance of different sugarcane (Saccharum spp.) Cultivars to herbicides author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Planta Daninha

Print version ISSN 0100-8358

Abstract

ALBRECHT, L.P et al. Desempenho da soja roundup ready sob aplicação de glyphosate em diferentes estádios. Planta daninha [online]. 2011, vol.29, n.3, pp. 585-590. ISSN 0100-8358.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-83582011000300012.

Em razão de estudos e especulações envolvendo a questão da soja RR sob aplicação de glyphosate, são necessárias investigações que permitam esclarecer melhor essa situação. O presente trabalho teve por objetivo avaliar o desempenho agronômico e os teores de óleo e proteínas sob aplicação do herbicida glyphosate na cultura da soja transgênica. Para isso, foi desenvolvido um ensaio em delineamento em blocos casualizados, com quatro repetições, em que os tratamentos avaliados consistiram da pulverização foliar contendo glyphosate, em doses crescentes, aplicadas nos estádios V6 e R 2 . As variáveis avaliadas foram: altura média das plantas, número de vagens por planta, massa de mil grãos e produtividade, assim como os teores de óleo e proteínas. Verificou-se que o glyphosate, especialmente quando usado em R 2, pode comprometer o desempenho agronômico e os teores de proteínas.

Keywords : Glycine max; herbicida; produção.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese