SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue3Selectivity of pre-emergence herbicides applied on forage grassesEffects on the electron transport rate of weeds after amicarbazone application author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Planta Daninha

Print version ISSN 0100-8358

Abstract

OLIVEIRA JR, R.S et al. Aplicações isoladas ou associadas de diuron, oxyfluorfen e prometryne para o controle de Euphorbia heterophylla. Planta daninha [online]. 2011, vol.29, n.3, pp. 635-643. ISSN 0100-8358.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-83582011000300018.

A aplicação em pré-emergência no início do ciclo do algodoeiro é prática consagrada entre os produtores. Embora os herbicidas diuron, oxyfluorfen e prometryne sejam opções para uso nessa cultura, há informações limitadas referentes à eficácia desses herbicidas no controle de Euphorbia heterophylla. O objetivo do presente trabalho foi determinar a curva de dose-resposta de diuron, oxyfluorfen e prometryne para o controle de E. heterophylla, bem como analisar a eficiência biológica de misturas desses herbicidas no manejo dessa espécie. O trabalho foi composto por seis experimentos conduzidos simultaneamente em casa de vegetação, sendo três deles com doses crescentes de cada herbicida aplicado isoladamente e três compostos por misturas dos herbicidas dois a dois. A curva de dose-resposta foi ajustada para os dados das avaliações de porcentagem de redução de massa seca aos 28 dias após a aplicação. Determinoaram-se as doses I80 e I95, que correspondem ao controle de 80% e 95%, respectivamente, de controle visual ou redução da massa seca. Diuron, oxyfluorfen e prometryne, aplicados isoladamente, mostraram-se eficientes, dentro do intervalo de doses utilizado, no controle de E. heterophylla. As misturas contendo oxyfluorfen apresentaram-se, de modo geral, como aditivas ou antagonísticas, ao passo que misturas de diuron+prometryne foram aditivas ou sinergísticas. Das três combinações de produtos possíveis, oxyfluorfen+prometryne foi a associação que resultou em menor número de tratamentos que promoveram controle aceitável do leiteiro.

Keywords : eficácia; curva de dose-resposta; leiteiro; mistura em tanque.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese