SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue3Selectivity of pre-emergence herbicides applied on forage grassesEffects on the electron transport rate of weeds after amicarbazone application author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Planta Daninha

Print version ISSN 0100-8358

Abstract

OLIVEIRA JR, R.S et al. Aplicações isoladas ou associadas de diuron, oxyfluorfen e prometryne para o controle de Euphorbia heterophylla. Planta daninha [online]. 2011, vol.29, n.3, pp. 635-643. ISSN 0100-8358.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-83582011000300018.

A aplicação em pré-emergência no início do ciclo do algodoeiro é prática consagrada entre os produtores. Embora os herbicidas diuron, oxyfluorfen e prometryne sejam opções para uso nessa cultura, há informações limitadas referentes à eficácia desses herbicidas no controle de Euphorbia heterophylla. O objetivo do presente trabalho foi determinar a curva de dose-resposta de diuron, oxyfluorfen e prometryne para o controle de E. heterophylla, bem como analisar a eficiência biológica de misturas desses herbicidas no manejo dessa espécie. O trabalho foi composto por seis experimentos conduzidos simultaneamente em casa de vegetação, sendo três deles com doses crescentes de cada herbicida aplicado isoladamente e três compostos por misturas dos herbicidas dois a dois. A curva de dose-resposta foi ajustada para os dados das avaliações de porcentagem de redução de massa seca aos 28 dias após a aplicação. Determinoaram-se as doses I80 e I95, que correspondem ao controle de 80% e 95%, respectivamente, de controle visual ou redução da massa seca. Diuron, oxyfluorfen e prometryne, aplicados isoladamente, mostraram-se eficientes, dentro do intervalo de doses utilizado, no controle de E. heterophylla. As misturas contendo oxyfluorfen apresentaram-se, de modo geral, como aditivas ou antagonísticas, ao passo que misturas de diuron+prometryne foram aditivas ou sinergísticas. Das três combinações de produtos possíveis, oxyfluorfen+prometryne foi a associação que resultou em menor número de tratamentos que promoveram controle aceitável do leiteiro.

Keywords : eficácia; curva de dose-resposta; leiteiro; mistura em tanque.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese