SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue3Volumetric distribution and droplet size of hydraulic spraying nozzles for the control of scarlet morningglory author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Planta Daninha

Print version ISSN 0100-8358

Abstract

SOUZA FILHO, A.P.S; TREZZI, M.M  and  IOUE, M.H. Sementes como fonte alternativa de substâncias químicas com atividade alelopática. Planta daninha [online]. 2011, vol.29, n.3, pp. 709-716. ISSN 0100-8358.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-83582011000300025.

Na literatura mundial, observa-se predominância das folhas como meio preferencial de estudos de compostos químicos promissores, embora informações sobre outras frações da planta também sejam encontradas. Essa tendência se deve ao fato de que a maioria dos estudos mostra as folhas com atividade potencialmente alelopática de intensidade superior à das demais frações. Nesta revisão, procurou-se compilar e analisar as informações disponíveis sobre a importância das sementes como fonte alternativa de compostos químicos com atividade alelopática. São discutidas as variações na produção e na alocação de aleloquímicos em função do estádio ontogenético das sementes presentes no banco de sementes. É discutido também o papel dos aleloquímicos produzidos por sementes na repelência de insetos, na inibição do desenvolvimento de patógenos nas sementes, na inibição do desenvolvimento inicial de plantas daninhas e como sinalizador positivo para a simbiose com microrganismos do solo. Apresenta-se ainda a atividade alelopática de diversas substâncias isoladas de sementes, destacando-se os alcaloides, flavonoides, benzoxazinoides e resinas glicosídicas. Os estudos de aleloquímicos produzidos por sementes podem contribuir expressivamente para o melhor entendimento do papel ecológico que essas substâncias desempenham na ecologia química dos agro e ecossistemas.

Keywords : aleloquímicos; função nas sementes; repelência de insetos; inibição de plantas daninhas; inibição de patógenos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese