SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número1Tolerância de cana-de-açúcar a herbicidas avaliada pela diferença dos tratamentosCrescimento de plantas de café em solos com resíduos de picloram índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Planta Daninha

versão impressa ISSN 0100-8358

Resumo

VITORINO, H.S.  e  MARTINS, D. Efeito do déficit hídrico na eficiencia de herbicidas e nas características bioquímicas de Ipomoea grandifolia. Planta daninha [online]. 2012, vol.30, n.1, pp. 185-191. ISSN 0100-8358.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-83582012000100021.

O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia dos herbicidas inibidores da ALS e PROTOX no controle de Ipomoea grandifolia sob dois níveis de déficit hídrico, bem como determinar a influência desse déficit hídrico sobre o conteúdo de carboidratos solúveis, proteínas totais e aminoácidos livres da planta daninha. O trabalho foi conduzido em casa de vegetação, no delineamento experimental inteiramente casualizado, com os tratamentos dispostos em esquema fatorial 4 x 2, sendo quatro herbicidas (fomesafen, lactofen, chlorimuron-ethyl e imazethapyr) e dois níveis de déficit hídrico (com e sem déficit: -0,5 MPa e -0,01 MPa, respectivamente). Aos 7, 14, 21 e 28 dias após a aplicação, o controle foi avaliado de forma visual, e a determinação dos solutos orgânicos foi feita 24, 48, 72 e 96 horas após a aplicação dos herbicidas. À exceção de chlorimuron-ethyl, os demais herbicidas controlaram eficientemente I. grandifolia. A eficiência de controle dos herbicidas foi afetada pela condição de déficit hídrico. Os herbicidas elevaram o conteúdo de carboidratos solúveis, independentemente da condição hídrica, e proporcionaram redução de proteínas solúveis nas plantas de I. grandifolia, bem como aumentaram as concentrações de aminoácidos livres.

Palavras-chave : aminoácidos; carboidratos; controle químico; estresse; proteínas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português