SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue2Further molecular characterization of weed-associated begomoviruses in Brazil with an emphasis on Sida sppSelectivity of atrazin and nicosulfurom to Podisus nigrispinus (Heteroptera: Pentatomidae) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Planta Daninha

Print version ISSN 0100-8358

Abstract

SOUZA, R.C. et al. Crescimento das espécies de capim-colchão Digitaria ciliaris e Digitaria nuda. Planta daninha [online]. 2012, vol.30, n.2, pp. 317-325. ISSN 0100-8358.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-83582012000200010.

O objetivo da presente pesquisa foi comparar o crescimento das espécies de capim colchão D. ciliaris e D. nuda, em condições não-competitivas. Para isso, foram conduzidos dois experimentos, um de março a julho de 2010 e outro de fevereiro a junho de 2011. O delineamento experimental de ambos os ensaios foi inteiramente casualizado, perfazendo um esquema fatorial (2 épocas x 2 espécies de capim colchão x 12 períodos de avaliação), com quatro repetições. As avaliações iniciaram-se aos 15 dias após a semeadura (DAS), e repetidas semanalmente até os 92 DAS. As variáveis avaliadas foram massa seca total (raízes+folhas+colmos), área foliar, número de folhas e de perfilho. Os resultados foram submetidos a análise de variância e com as médias foram calculadas a taxa de crescimento absoluto, taxa de crescimento relativo e a razão de área foliar, as quais foram ajustadas a modelos de regressão. As espécies de capim-colchão diferiram entre si quanto a área foliar, numero de folhas, número de perfilho e matéria seca por planta. D. ciliaris para todas as variáveis obteve média estatisticamente superior em relação a D. nuda. Em relação à velocidade com que o crescimento das espécies ocorreu, a taxa de crescimento absoluto e relativo de D. ciliaris também foi superior a D. nuda. Além disso, D. ciliaris também teve menor razão de área foliar indicando maior eficiência na conversão de energia luminosa em carboidratos. Pode-se concluir que D. ciliaris apresentar maior crescimento, em condições onde não há limitações de nutrientes e disponibilidade hídrica, em relação a D. nuda principalmente por apresentar maior área foliar, numero de folhas e acúmulo de matéria seca por planta.

Keywords : curva de crescimento; habilidade competitiva e biologia de plantas daninhas.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English