SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue2Optimizing activity of herbicides at reduced rate on Emex spinosa campd. with adjuvantsPhysical incompatibility of herbicide and insecticide mixtures author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Planta Daninha

Print version ISSN 0100-8358

Abstract

MEROTTO JR., A. et al. Indices de reflectância como ferramenta de diagnóstico para o controle de plantas daninhas através de equipamentos de uso múltiplo em agricultura de precisão. Planta daninha [online]. 2012, vol.30, n.2, pp. 437-447. ISSN 0100-8358.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-83582012000200024.

Diversos equipamentos vêm sendo desenvolvidos para utilizações específicas relacionadas à agricultura de precisão. No entanto, essa especificidade pode dificultar a implementação da agricultura de precisão devido ao aumento da complexidade operacional e dos custos de produção. O uso de sensores de índices de vegetação para o manejo de plantas daninhas em adição à sua utilização mais comum - que é a fertilização de culturas - pode significar um uso múltiplo desses sensores e resultar na maior otimização das ferramentas empregadas na agricultura de precisão. O objetivo deste trabalho foi avaliar a relação de índices de reflectância das plantas daninhas obtidos com o sensor GreenseekerTM com parâmetros indicadores da competição interespecífca, de forma a viabilizara adoção da agricultura de precisão para o controle de plantas daninhas. Foram realizados dois experimentos com as culturas de soja e milho, em que foi estabelecido um gradiente de infestação de plantas daninhas através da utilização de herbicidas aplicados em pré e pós-emergência. A quantificação das plantas daninhas foi feita por meio do índice de vegetação por diferença normalizada (NDVI), e a relação entre a reflectância no vermelho e no infravermelho próximo (Red/NIR) obtidos através do sensor GreenseekerTM, do controle visual, da massa seca da parte aérea e de fotografias digitais, que resultaram em informações sobre a proporção de cobertura de área foliar das plantas daninhas e de palha. A cobertura vegetal obtida por fotografia digital foi altamente associada com o NDVI (r = 0,78) e Red/NIR (r = 0,66). A massa seca das plantas daninhas teve razoável correlação com o NDVI obtido em 1 m linear (r = 61). Os resultados indicaram que o sensor GreenseekerTM, originalmente utilizado para determinação da fertilização em culturas, também pode ser empregado na obtenção dos índices de reflectância da vegetação existente na entrelinha das culturas e utilizado para a tomada de decisão sobre a necessidade de controle de plantas daninhas.

Keywords : competição interespecífica; GreenseekerTM; milho; NDVI; Red [NIR]; soja.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English