SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue3Productivity and quality of soybean seeds in function of desiccation stages and herbicidesChanges in the physiological characteristics of sugarcane cultivars submitted to herbicide application author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Planta Daninha

Print version ISSN 0100-8358

Abstract

KALSING, A.  and  VIDAL, R.A.. Redução da infestação de papuã (Urochloa plantaginea) no feijoeiro comum através do uso de herbicidas residuais. Planta daninha [online]. 2012, vol.30, n.3, pp. 575-580. ISSN 0100-8358.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-83582012000300013.

O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos de herbicidas residuais, aplicados na condição de pré-emergência da cultura, na redução da infestação de papuã (Urochloa plantaginea) no feijoeiro comum. Realizaram-se dois experimentos em campo, em Eldorado do Sul, RS, sendo um conduzido com o cultivar UFT - 06 (grupo Carioca) e o outro com o cultivar IPR Graúna (grupo Preto). Os experimentos foram instalados em blocos casualizados, com quatro repetições, testando-se quatro herbicidas residuais em duas doses, mais testemunha sem controle da infestante. Esses herbicidas, com as respectivas doses (kg i.a. ha-1), foram pendimethalin e trifluralin (1,2 e 1,4) e dimethenamid e S-metolachlor (1,4 e 1,6). O controle e a massa seca da parte aérea do papuã foram avaliados aos 20 e 40 dias após a emergência da cultura, o que compreende o período crítico de interferência das infestantes. Os quatro herbicidas testados reduziram a infestação do papuã no feijoeiro comum em relação à testemunha, sendo os melhores níveis de eficácia de controle obtidos com trifluralin. Para se obter sucesso na redução da infestação do papuã com herbicidas residuais, devem-se combinar outras ações de manejo em pós-emergência da cultura do feijão comum.

Keywords : feijão; plantas daninhas; controle químico; pré-emergência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese