SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Composição florística em trechos de vegetação de caatinga e brejo de altitude na região do Vale do Pajeú, PernambucoMorfologia polínica da tribo Canarieae (Burseraceae) na América do Sul author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Botany

Print version ISSN 0100-8404

Abstract

AGUILAR-SIERRA, Clara Isabel  and  MELHEM, Therezinha Sant'Anna. Morfologia polínica da tribo Bursereae (Burseraceae) na América do Sul. Rev. bras. Bot. [online]. 1998, vol.21, n.1, pp. 17-26. ISSN 0100-8404.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-84041998000100003.

(Morfologia polínica da tribo Bursereae (Burseraceae) na América do Sul). Dentro da tribo Bursereae, Bursera (L.) Jacq. é um gênero neotropical que compreende sete espécies na América do Sul. Commiphora Jacq., distribuído principalmente nas partes menos úmidas dos trópicos e subtrópicos da África e da Ásia, está representado unicamente por Commiphora leptophloeos (Mart.) Gillet. Foram examinados os grãos de pólen de cinco táxons de Bursereae. O material polínico foi acetolisado, medido, descrito e fotografado sob rnicroscopia óptica e, na maioria dos casos, também em microscopia eletrônica de varredura. As medidas receberam tratamento estatístico adequado ao tamanho da amostra. Os grãos de pólen de Bursera são, geralmente, pequenos, prolato-esferoidais, âmbito circular, aspídotos, brevicolpados, estriado-reticulados ou estriados. A ornamentação da exina, a forma da endoabertura e o tamanho dos grãos de pólen foram atributos que permitiram separar as espécies entre si. Em C. leptophloeos os grãos de pólen são médios, oblato-esferoidais, âmbito subcircular, colpos moderadamente longos, endoabertura lolongada com costa, retipilados. A tribo Bursereae é euripolínica.

Keywords : Burseraceae; Bursera; Commiphora leptophloeos; pollen grains.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese