SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Morfologia polínica da tribo Bursereae (Burseraceae) na América do SulMorfologia polínica da tribo Protieae (Burseraceae) na América do Sul author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Botany

Print version ISSN 0100-8404

Abstract

AGUILAR-SIERRA, Clara Isabel  and  MELHEM, Therezinha Sant'Anna. Morfologia polínica da tribo Canarieae (Burseraceae) na América do Sul. Rev. bras. Bot. [online]. 1998, vol.21, n.1, pp. 27-34. ISSN 0100-8404.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-84041998000100004.

(Morfologia polínica da tribo Canarieae (Burseraceae) na América do Sul). A tribo Canarieae está representada na América do Sul por dois gêneros, Dacryodes Vahl e Trattinnickia Willd. Foram examinados os grãos de pólen de 27 exsicatas que representam 12 táxons. O material polínico foi acetolisado, medido, descrito e fotografado em microscopia óptica e, na maioria dos casos, também em microscopia eletrônica de varredura. As medidas receberam tratamento estatístico adequado ao tamanho da amostra. Dacryodes e Trattinnickia possuem características palinológicas comuns quanto ao tamanho (médio) e à forma (predominantemente subprolata). Sob microscópio óptico a sexina dos grãos de pólen de Dacryodes é psilada e em Trattinnickia parece ser granulada; não obstante, o exame ao MEV mostrou que esta é psilado-perfurada nos dois táxons. No caso de Dacryodes, o tamanho dos grãos de pólen e das aberturas permitiu separar D. glabra (Steyerm.) Cuatrec., D. nitens Cuatrec. e D. occidentale Cuatrec. sendo impossível distinguir as demais espécies; em Trattinnickia, a abertura foi o único caráter que diferenciou T. burserifolia Mart. (brevicolpada) dos outros táxons estudados.

Keywords : Burseraceae; Dacryodes; Trattinnickia; pollen grains.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese