SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Morfologia polínica da tribo Protieae (Burseraceae) na América do SulFungos microscópicos da Mata Atlântica de Paranapiacaba, São Paulo, Brasil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Botany

Print version ISSN 0100-8404

Abstract

SASSAKI, Regina M.  and  FELIPPE, G.M.. Response of Dalbergia miscolobium Benth. seedlings, a cerrado tree species, to mineral nutrient supply. Rev. bras. Bot. [online]. 1998, vol.21, n.1, pp. 65-72. ISSN 0100-8404.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-84041998000100006.

(Resposta das plântulas de Dalbergia miscolobium Benth., uma espécie arbórea de cerrado, à adição de nutrientes minerais). O solo sob vegetação do cerrado brasileiro é muito pobre em nutrientes. O objetivo deste trabalho foi o estudo do efeito da adição de solução nutritiva sobre o crescimento inicial de D. miscolobium, uma espécie arbórea nativa do cerrado, cultivada em solo de cerrado. As sementes foram germinadas em placas de Petri e plântulas com sete dias foram transferidas para recipientes contendo solo de cerrado. Estas foram supridas, uma vez por semana, com solução nutritiva normal, diluída duas vezes ou diluída 10 vezes. Quatro análises de crescimento foram feitas por um período de 145 dias desde o início da embebição das sementes, em termos de massa de matéria seca, área foliar e conteúdo de carboidratos e de nitrogênio. Outros parâmetros derivados também foram avaliados. A adição da solução nutritiva promoveu o crescimento inicial com partição preferencial de matéria seca para a parte aérea; nas plântulas controle (sem adição de nutrientes) mais matéria seca foi acumulada no sistema radicular. Isto sugere um investimento preferencial no crescimento da raiz em solos mais pobres como os de cerrado.Uma boa evidência sobre isso é dada pelo nível de carboidratos e proteínas, o qual foi maior nas raízes do que nas partes aéreas em plantas crescendo em solo de cerrado sem solução nutritiva.

Keywords : Dalbergia miscolobium; carbohydrate content; nitrogen content; early growth; nutrient solution.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English