SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue4Floral and staminal development in the clone CP76 of Anacardium occidentale L.: dwarf cashew nut (Anacardiaceae) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Botany

On-line version ISSN 1806-9959

Abstract

SOUZA, FRANCISCO H. DÜBBERN DE  and  MARCOS-FILHO, JÚLIO. O tegumento como modulador das relações da semente com o ambiente em Fabaceae. Rev. bras. Bot. [online]. 2001, vol.24, n.4, pp. 365-375. ISSN 1806-9959.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-84042001000400002.

O tegumento é um dos principais condicionantes da germinação, do vigor e da longevidade de sementes. A compreensão da sua estrutura e propriedades pode contribuir para explicar, antecipar ou alterar o comportamento de sementes sob determinadas condições ambientais. Grande parte das características do tegumento está associada a problemas específicos apresentados pelas sementes. Assim, por exemplo, susceptibilidade a danos mecânicos está associada ao seu teor de lignina, enquanto que longevidade e potencial de deterioração no campo têm sido relacionados ao grau de permeabilidade do tegumento. Em leguminosas, o grau de permeabilidade da semente está associado ao comportamento de determinadas estruturas presentes no tegumento (hilo, estrofíolo, micrópila). Especificamente no caso da soja, a permeabilidade está também associada à porosidade, cor e cerosidade, que influenciam o vigor, o potencial de armazenamento, o grau de resistência ao enrugamento, à infecção por microorganismos, à danos por embebição, etc. A compreensão destas associações é necessária antes de qualquer tentativa de alteração via melhoramento genético de características indesejáveis, é fundamental ao desenvolvimento e aperfeiçoamento de práticas adequadas de manuseio, produção e de testes de avaliação de qualidade de sementes que poderão resultar na redução de perdas de qualidade de sementes e no aumento da eficiência dos sistemas de produção agrícolas.

Keywords : Germination; vigor; imbibition; dormancy.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English