SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2New species of Alstroemeria L. (Alstroemeriaceae) from Minas Gerais, BrazilInfluence of soils and topography on the variations of species composition and structure of the community of trees and shrubs of a tropical semideciduous forest in Ingaí, southeastern Brazil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Brazilian Journal of Botany

versión On-line ISSN 1806-9959

Resumen

PEDRONI, FERNANDO; SANCHEZ, MARYLAND  y  SANTOS, FLAVIO A.M.. Fenologia da copaíba (Copaifera langsdorffii Desf. ¾ Leguminosae, Caesalpinioideae) em uma floresta semidecídua no sudeste do Brasil. Rev. bras. Bot. [online]. 2002, vol.25, n.2, pp. 183-194. ISSN 1806-9959.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-84042002000200007.

A fenologia da emissão foliar, floração e frutificação para espécies de florestas tropicais é pouco conhecida, embora estes ecossistemas apresentem grande diversidade de padrões fenológicos. Foi estudada, de fevereiro de 1991 a abril de 1993, a fenologia da copaíba (Copaifera langsdorffii Desf.) na Reserva de Santa Genebra. Foram feitas observações em 36 indivíduos e analisadas queda de folhas, brotamento, floração e frutificação. A queda de folhas e o brotamento foram as fenofases mais sincronizadas dentro da população. Estes eventos ocorreram no final da estação seca (queda de folhas) e início da estação chuvosa (brotamento) e foram relacionados principalmente com a precipitação. A floração ocorreu na estação chuvosa e a frutificação na estação seca. A frutificação ocorreu em ciclos supra-anuais, com anos de produção intensa seguidos de anos sem frutificação. Além dos fatores climáticos, as interações com dispersores e predadores de sementes também parecem influenciar o padrão de frutificação observado em Copaifera langsdorffii.

Palabras llave : Seasonality; leaf fall; leaf flushing; flowering; fruiting.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués