SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número1Banco de sementes de espécies arbóreas em floresta estacional no Rio Grande do Sul, BrasilTolerância ao congelamento de sementes de pau-brasil (Caesalpinia echinata Lam.) influenciada pelo teor de água inicial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Brazilian Journal of Botany

versão On-line ISSN 1806-9959

Resumo

FONTOURA, Simone Benedet; GANADE, Gislene  e  LAROCCA, João. Mudanças na composição e diversidade de uma comunidade de plantas ao longo de uma borda entre floresta com araucária e pastagem no Sul do Brasil. Rev. bras. Bot. [online]. 2006, vol.29, n.1, pp. 79-91. ISSN 1806-9959.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-84042006000100008.

Neste estudo investigamos como riqueza, abundância, composição e estrutura da vegetação lenhosa e herbácea foram alteradas pela proximidade de uma borda entre floresta com araucária e pastagem no sul do Brasil. Espécies lenhosas e herbáceas, incluindo plântulas, foram analisadas em 42 parcelas de 5 × 5 m dispostas aleatoriamente nas seguintes distâncias: 5 e 50 m da borda para dentro do campo e 0, 25, 50, 100 e 250 m da borda para dentro da floresta. Houve um aumento significativo na cobertura da vegetação, riqueza e abundância de espécies lenhosas, plântulas lenhosas e plantas herbáceas na borda (0 m). Essas variáveis, em geral, decresceram nas distâncias 25 a 50 m da borda para dentro da floresta em relação ao interior da mesma. Poucas plântulas lenhosas foram capazes de estabelecer-se no campo. Houve uma mudança contínua na composição de espécies que ocorreu no gradiente de borda devido à invasão de espécies heliófilas e o desaparecimento de alguma espécies tolerantes à sombra na borda. Concluímos que a comunidade de plantas encontra-se alterada na borda florestal estudada em uma extensão que vai até 50 m para dentro da floresta.

Palavras-chave : composição de espécies arbóreas; diversidade de plântulas; efeito de borda; riqueza de plantas lenhosas; vegetação herbácea.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês