SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número1Banco de sementes de espécies arbóreas em floresta estacional no Rio Grande do Sul, BrasilTolerância ao congelamento de sementes de pau-brasil (Caesalpinia echinata Lam.) influenciada pelo teor de água inicial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Botany

versão impressa ISSN 0100-8404versão On-line ISSN 1806-9959

Resumo

FONTOURA, Simone Benedet; GANADE, Gislene  e  LAROCCA, João. Mudanças na composição e diversidade de uma comunidade de plantas ao longo de uma borda entre floresta com araucária e pastagem no Sul do Brasil. Rev. bras. Bot. [online]. 2006, vol.29, n.1, pp.79-91. ISSN 0100-8404.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-84042006000100008.

Neste estudo investigamos como riqueza, abundância, composição e estrutura da vegetação lenhosa e herbácea foram alteradas pela proximidade de uma borda entre floresta com araucária e pastagem no sul do Brasil. Espécies lenhosas e herbáceas, incluindo plântulas, foram analisadas em 42 parcelas de 5 × 5 m dispostas aleatoriamente nas seguintes distâncias: 5 e 50 m da borda para dentro do campo e 0, 25, 50, 100 e 250 m da borda para dentro da floresta. Houve um aumento significativo na cobertura da vegetação, riqueza e abundância de espécies lenhosas, plântulas lenhosas e plantas herbáceas na borda (0 m). Essas variáveis, em geral, decresceram nas distâncias 25 a 50 m da borda para dentro da floresta em relação ao interior da mesma. Poucas plântulas lenhosas foram capazes de estabelecer-se no campo. Houve uma mudança contínua na composição de espécies que ocorreu no gradiente de borda devido à invasão de espécies heliófilas e o desaparecimento de alguma espécies tolerantes à sombra na borda. Concluímos que a comunidade de plantas encontra-se alterada na borda florestal estudada em uma extensão que vai até 50 m para dentro da floresta.

Palavras-chave : composição de espécies arbóreas; diversidade de plântulas; efeito de borda; riqueza de plantas lenhosas; vegetação herbácea.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons