SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue3Reproductive phenology, floral morphology and incompatibility system in distylous species of Rubiaceae in a forest fragment in southeastern BrazilGermination of spores and growth of gametophytes and sporophytes of Rumohra adiantiformis (Forst.) Ching (Dryopteridaceae) after spore cryogenic storage author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Botany

On-line version ISSN 1806-9959

Abstract

LONGO, José Milton  and  FISCHER, Erich. Efeito da taxa de secreção de néctar sobre a polinização e a produção de sementes em flores de Passiflora speciosa Gardn. (Passifloraceae) no Pantanal. Rev. bras. Bot. [online]. 2006, vol.29, n.3, pp. 481-488. ISSN 1806-9959.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-84042006000300015.

Foi determinado o efeito da taxa de secreção de néctar (TSN) sobre a freqüência de visitas dos polinizadores e o número de sementes por flor de Passiflora speciosa Gardn. no Pantanal. A planta foi polinizada por beija-flores e apresentou auto-incompatibilidade. A TSN variou em função do diâmetro da flor, e o número de visitas dos beija-flores foi função do diâmetro da flor. O número de sementes por flor de P. speciosa foi maior com o aumento do número de visitas dos polinizadores. A freqüência de pilhadores de néctar não apresentou efeito sobre a produção de sementes, mas o número total de visitas dos beija-flores foi negativamente correlacionado com o número de visitas dos pilhadores de néctar e/ou pólen. Os resultados indicam que o tamanho da flor afeta a TSN, que por sua vez pode determinar o número de visitas dos polinizadores e o sucesso da produção de sementes em flores de P. speciosa.

Keywords : beija-flores; forrageamento; produção de sementes; secreção de néctar; tamanho da flor.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese