SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue3Effect of nectar secretion rate on pollination and seed production by Passiflora speciosa Gardn. flowers (Passifloraceae) in the PantanalInter-annual variations in the floristic and population structure of an herbaceous community of "caatinga" vegetation in Pernambuco, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Botany

On-line version ISSN 1806-9959

Abstract

BRUM, Francis Maria Rocho de  and  RANDI, Aurea Maria. Germinação de esporos e crescimento de gametófitos e esporófitos de Rumohra adiantiformis (Forst.) Ching (Dryopteridaceae) após armazenamento criogênico de esporos. Rev. bras. Bot. [online]. 2006, vol.29, n.3, pp. 489-495. ISSN 1806-9959.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-84042006000300016.

Rumohra adiantiformis (Forst.) Ching é uma pteridófita (Dryopteridaceae), usada em arranjos florais. Esporos esterilizados em solução de hipoclorito de sódio comercial a 15% (v/v) durante 10 minutos ou esporos não esterilizados foram imersos em nitrogênio líquido por 15 minutos ou 90 dias. Após os tratamentos de conservação criogênica, esporos foram retirados do nitrogênio líquido e degelados rapidamente em banho morno ou à temperatura ambiente. Os esporos germinaram a 25 ± 2 ºC em fotoperíodo de 16 horas, em solução nutritiva de Mohr modificada por Dyer. Não ocorreram diferenças estatisticamente significativas na germinação de esporos não esterilizados imersos ou não em nitrogênio líquido, mas quando os esporos foram esterilizados, houve severa inibição da germinação dos esporos criopreservados. O menor tempo médio de germinação foi observado para esporos criopreservados por 15 minutos não esterilizados. A germinação de esporos armazenados em nitrogênio líquido por 90 dias atingiu o máximo após 12 dias e esporos do controle atingiram o máximo após 16 dias. Os níveis de açúcares solúveis não variaram entre os tratamentos, nos gametófitos de 10 semanas de cultivo a partir da inoculação dos esporos. Os números de frondes e as alturas das maiores frondes produzidas por plantas submetidas aos diferentes tratamentos não apresentaram diferenças estatisticamente significativas. As taxas de crescimento relativo dos esporófitos oriundos de esporos criopreservados e controle não difeririam estatisticamente entre os tratamentos. Esporos de R. adiantiformis imersos em nitrogênio líquido por 15 minutos aparentemente produziram plantas fenotipicamente normais.

Keywords : armazenagem; nitrogênio líquido; Rumohra.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English