SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue3Structure and dynamics of a woody plant community of a tropical semi-deciduous seasonal forest in the "Estação Ecológica do Panga", municipality of Uberlândia, Minas Gerais, BrazilDendroid colleters of Alibertia sessilis (Vell.) K. Schum., a non-nodulated Rubiaceae species author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Botany

On-line version ISSN 1806-9959

Abstract

FELFILI, Jeanine Maria  and  FAGG, Christopher William. Composição florística, diversidade e estrutura do cerrado sensu stricto sobre solos rochosos no Norte de Goiás e Sul de Tocantins. Rev. bras. Bot. [online]. 2007, vol.30, n.3, pp. 375-385. ISSN 1806-9959.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-84042007000300004.

O cerrado sensu stricto é uma savana que ocupa grande parte do Brasil Central, apresentando cobertura lenhosa de 10% a 60% onde árvores alcançam até sete metros de altura. Ocorre principalmente em solos bem drenados e profundos mas é também encontrado em solos mais rasos. A diversidade e a fitossociologia do cerrado sensu stricto em Cambissolos e Litossolos rochosos foram aqui estudadas. Dezesseis parcelas de 20 x 50 m2 foram amostradas aleatoriamente sobre manchas dessa vegetação no Norte de Goiás e Sul de Tocantins. Os troncos com diâmetros a partir de 5 cm a 30 cm do nível do solo foram medidos. As coletas foram depositadas no herbário do IBGE. Um total de 87 espécies em 65 gêneros e 33 famílias foram encontrados. O índice de diversidade de Shannon foi de 2,87 nats ind-1, a densidade foi de 836 troncos ha-1 e a área basal foi de 8,4374 m2 ha-1. O índice de Sørensen indicou similaridades mais elevadas entre parcelas no mesmo local, sugerindo a existência de um gradiente geográfico influenciando a composição florística do cerrado sensu stricto sobre solos rochosos. O índice de Czekanowski confirmou esta tendência. Os agrupamentos finais da classificação por TWINSPAN foram definidos por espécies preferenciais de solos mais férteis, em oposição à espécies típicas de solos distróficos e à espécies comuns com matas de galeria, que ocorreram nas grotas.

Keywords : afloramento de rochas; cerrado; diversidade; savana; vegetação lenhosa.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English