SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue4Patterns of geographic distribution of the extra-Amazonian Brazilian species of Schefflera J. R. Forst. & G. Forst. (Araliaceae)Species of Vermiculariopsiella (Hyphomycetes) associated with plant debris in a fragment of Atlantic Rain Forest, "Serra da Jibóia", Bahia State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Botany

On-line version ISSN 1806-9959

Abstract

LEONHARDT, Adriana  and  LORSCHEITTER, Maria Luisa. Pólen de gimnospermas e angiospermas do perfil sedimentar de uma turfeira em São Francisco de Paula, Planalto Leste do Rio Grande do Sul, Sul do Brasil. Rev. bras. Bot. [online]. 2008, vol.31, n.4, pp. 645-658. ISSN 1806-9959.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-84042008000400010.

Este catálogo polínico visa servir de base para o estudo de reconstituições paleoambientais através da palinologia de sedimentos no Planalto do Sul do Brasil. Para tanto, apresenta os grãos de pólen de gimnospermas e angiospermas encontrados no perfil sedimentar de uma turfeira do Planalto Leste do Rio Grande do Sul. O perfil possui 286 cm de comprimento, correspondendo aproximadamente aos últimos 25.000 anos. As 22 amostras foram retiradas do perfil em intervalos regulares, tratadas quimicamente seguindo o método padrão e analisadas em microscópio óptico. São apresentados grãos de pólen de duas gimnospermas e 43 angiospermas (uma Magnoliidae, cinco Hamamelidae, seis Caryophyllidae, seis Dillenidae e 25 Rosidae). O material polínico é descrito e ilustrado. As descrições são acompanhadas, sempre que possível, de dados ecológicos do esporófito de origem.

Keywords : angiospermas; gimnospermas; palinologia; Quaternário; Sul do Brasil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese