SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue4Anamorphic fungi in the soil of the lake region in the municipal district of Santa Gertrudes, SP, BrazilRollinia sylvatica (A. St.-Hil.) Mart. (Annonaceae) seedling and tirodendro morphology and anatomy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Botany

On-line version ISSN 1806-9959

Abstract

GOMES, Rejane; PINHEIRO, Maria Célia Bezerra  and  LIMA, Heloísa Alves de. Fenologia reprodutiva de quatro espécies de Sapotaceae na restinga de Maricá, RJ. Rev. bras. Bot. [online]. 2008, vol.31, n.4, pp. 679-687. ISSN 1806-9959.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-84042008000400013.

O objetivo desse trabalho foi registrar a ocorrência dos eventos fenológicos relacionados com a floração e a frutificação de Pouteria venosa (Mart.) Baheni, P. psammophila (Mart.) Radlk., Manilkara subsericea (Mart.) Dubar e Sideroxylon obtusifolium (Roem. & Schult.) T. D. Penn. na restinga de Maricá-RJ nos anos de 2003 a 2005. P. venosa produziu flores de maio a outubro, enquanto M. subsericea floresceu de maio a setembro e S. obtusifolium produziu flores de agosto a novembro. Pouteria psammophila não floresceu no período de estudo. Os frutos são do tipo baga e apresentam sincronia na maturação e liberação de suas sementes, nos meses de fevereiro e março. A floração e a frutificação para as três espécies é anual, com correlação significativa negativa apenas entre a floração e a temperatura. Para S. obtusifolium a correlação foi significativa positiva entre o desenvolvimento dos frutos e os fatores abióticos temperatura e precipitação.

Keywords : fenologia; Manilkara subsericea; Pouteria venosa; Sapotaceae; Sideroxylon obtusifolium.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese