SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue4Articulated anastomosing laticifers in species of Asclepiadeae (Asclepiadoideae, Apocynaceae) and their ecological significanceSynchrony is more than overlap: measuring phenological synchronization considering time length and intensity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Botany

On-line version ISSN 1806-9959

Abstract

ROSSATTO, Davi Rodrigo  and  FRANCO, Augusto César. Expansão e mortalidade de ramos em espécies arbóreas do cerrado sensu stricto. Rev. bras. Bot. [online]. 2008, vol.31, n.4, pp. 715-719. ISSN 1806-9959.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-84042008000400016.

A abordagem de crescimento e mortalidade de ramos fornece informações essenciais a respeito da dinâmica de crescimento de espécies arbóreas. Este estudo mostrou os padrões de expansão e mortalidade de ramos em dez espécies arbóreas comuns em região de cerrado sensu stricto. O crescimento médio anual foi variável entre as espécies estando entre 1 a 17 cm. Miconia pohliana Cogn. e Vochysia thyrsoidea Pohl foram as espécies com os maiores valores de crescimento de ramo. A mortalidade dos ramos ocorreu majoritariamente na estação seca. O estudo demonstra que a mortalidade de ramos é comum nas espécies lenhosas do cerrado e que se deve atentar para seus efeitos em análises e estudos de crescimento e de produtividade.

Keywords : crescimento do ramo; fenologia; mortalidade; produtividade; savana.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese