SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue3Revision of the Herbarium URM: new occurrences of Aphyllophorales from the Brazilian AmazoniaEffects of agar on explant growth and callus formation in color morphs of Gracilaria domingensis (Kützing) Sonder ex Dickie (Gracilariales, Rhodophyta) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Botany

On-line version ISSN 1806-9959

Abstract

MACIEL, Jefferson Rodrigues; OLIVEIRA, Regina Célia de  and  ALVES, Marccus. Padrões de distribuição das espécies de Paspalum L. (Poaceae: Panicoideae: Paniceae) ocorrentes em Pernambuco, Brasil. Rev. bras. Bot. [online]. 2009, vol.32, n.3, pp. 597-605. ISSN 1806-9959.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-84042009000300017.

A fim de contribuir para o conhecimento dos padrões de distribuição de Paspalum, este estudo trata da distribuição das espécies que ocorrem em Pernambuco. Para isto foi realizada uma intensa revisão de literatura, de coleções depositadas em diversos herbários e de bancos de dados disponíveis na internet, além de coletas no estado de Pernambuco. As 31 espécies analisadas foram classificadas em dois padrões de distribuição: amplo, com 29 espécies e restrito, com duas espécies. As espécies do padrão restrito têm sua distribuição na região Nordeste do Brasil, sendo uma endêmica ao domínio do semi-árido e outra, até o momento só registrada para a costa atlântica do Brasil. O padrão de distribuição amplo pode ser subdividido em dois grupos, contínuo e disjunto, os quais por sua vez foram classificados em três subgrupos: americano, centro-sulamericano e sulamericano. Discute-se a importância desta análise para melhor compreender as origens da flora pernambucana.

Keywords : endemismo; Gramineae; gramíneas; Pernambuco.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese