SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número4Chromosomal characterization of Anthurium gaudichaudianum (Araceae), a native Brazilian species índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Brazilian Journal of Botany

versión impresa ISSN 0100-8404

Resumen

VIEIRA, Fábio de Almeida; APPOLINARIO, Vivette; FAJARDO, Cristiane Gouvêa  y  CARVALHO, Dulcinéia de. Biologia reprodutiva de Protium spruceanum (Burseraceae), uma espécie arbórea dioica e dominante em corredores de vegetação no sudeste do Brasil. Rev. bras. Bot. [online]. 2010, vol.33, n.4, pp. 711-715. ISSN 0100-8404.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-84042010000400018.

A fenologia e a biologia reprodutiva de Protium spruceanum (Benth.) Engl. foram avaliadas mediante observações quinzenais pelo período de um ano, em corredores de vegetação secundária em Lavras, sul de Minas Gerais. As análises da biologia floral compreenderam a viabilidade polínica, produção de néctar, receptividade estigmática, crescimento do tubo polínico, visitantes florais e taxas de visitas. As flores são pequenas (0,3-0,4 cm de diâmetro), de cor amarela clara, funcionalmente unissexuais e dispostas em densas inflorescências (média de 45 flores). P. spruceanum apresentou floração anual e massiva entre setembro e novembro. As flores estaminadas produzem alta porcentagem de pólen viável (90,6%) e quantidade de néctar (x = 4,5 μL). Flores pistiladas oferecem apenas néctar para os visitantes (x = 4,0 μL). Os polinizadores efetivos são Apis mellifera e Trigona sp. (Hymenoptera, Apidae). Os tubos polínicos de flores de polinização cruzada foram observados na base do estilete e no ovário após 48 h da polinização. A frutificação ocorre entre outubro e março, com pico em novembro, coincidindo com o período de maior precipitação. São discutidas as implicações ecológicas dos resultados e os argumentos para explicar a alta diversidade genética da espécie na paisagem local.

Palabras llave : dioicia; floração; floresta secundária; frutificação; visitantes florais.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés