SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue2Mixobiota de Floresta Atlântica: novas referências de Physarales para o Estado da Paraíba, Nordeste do BrasilMorphological cladistic analysis of Pseudobombax Dugand (Malvaceae, Bombacoideae) and allied genera author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Botany

Print version ISSN 0100-8404

Abstract

OYAMA, Sayuri de Oliveira  and  SOUZA, Luiz Antonio de. Morphology and anatomy of the developing fruit of Maclura tinctoria, Moraceae. Rev. bras. Bot. [online]. 2011, vol.34, n.2, pp. 187-195. ISSN 0100-8404.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-84042011000200006.

(Morfologia e anatomia do fruto em desenvolvimento de Maclura tinctoria, Moraceae). Maclura tinctoria (L.) D. Don ex Steudel foi selecionada para estudo por sua importância medicinal e econômica. O objetivo desta investigação foi apresentar uma descrição detalhada do fruto em desenvolvimento, especialmente: (a) definir o tipo de fruto apresentado pela espécie e (b) caracterizar o tipo de semente da espécie baseado na presença ou não de tecido mecânico no tegumento. O fruto provém de inflorescência feminina subglobosa, que consiste de flores diminutas, unipistiladas, com ovário súpero, placentação apical, unilocular e uniovulado. O fruto maduro é múltiplo, composto por diminutas drupas. O óvulo é ana-campilótropo, pêndulo, bitegumentado e crassinucelado. A semente madura é achatada lateralmente, ligeiramente ovalada, de coloração creme, com tegumento não especializado, membranáceo, com células mais ou menos comprimidas de paredes finas. A semente apresenta endosperma parenquimático com conteúdo de natureza lipofílica. O embrião é reto com dois cotilédones de mesmo tamanho. Os estudos ontogenéticos revelam que os frutos são infrutescências. A parte carnosa e comestível do fruto é formada pelo perigônio e eixo da inflorescência. As drupas consistem de um único pirênio de macrosclereídes.

Keywords : drupa; embrião; pericarpo; perigônio; tegumento.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English