SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Callus induction and plant regeneration by Brazilian triticale and wheat genotypesGenetic control of characters associated with bean golden mosaic geminivirus resistance in Phaseolus vulgaris L. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Genetics

Print version ISSN 0100-8455

Abstract

Induction of mutations for earliness in the soybean cultivar Paraná. Braz. J. Genet. [online]. 1997, vol.20, n.1 ISSN 0100-8455.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-84551997000100009.

Através da indução de mutações pelo tratamento de sementes com 22 krad de raios gama, objetivou-se a obtenção de mutantes precoces no cultivar de soja Paraná, que mantivessem inalteradas as outras características agronômicas. Foram selecionadas na geração M3 plantas com menor número de dias de florescimento que Paraná controle. Através de seleções posteriores e avanço de gerações, foram selecionados oito mutantes mais precoces que foram ensaiados no campo em quatro experimentos em 85/86 (Piracicaba) e 86/87 (Piracicaba, Sertãozinho e Assis). Nestes ensaios, foram anotados o número de dias para florescimento e maturação, produção, altura de plantas e inserção de vagem e observadas a cor da flor, vagem e pubescência e sementes e hábito de crescimento. Os resultados indicaram que, dentre os mutantes, dois deles apresentaram interesse por serem em média sete e 10 dias mais precoces na maturação do que o original em todos os experimentos, mantendo inalteradas, com exceção da altura de plantas que foi menor, as demais características agronômicas originais.

        · abstract in English     · text in English