SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue4Milk protein polymorphisms in Brazilian Zebu cattleCalculation of breed direct and maternal genetic fractions and breed specific direct and maternal heterozygosity for crossbreeding data author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Genetics

Print version ISSN 0100-8455

Abstract

VIDAL, Benedicto de Campos; MARIA, Silvya Stuchi  and  KLACZKO, Louis Bernard. Concanavalin A-reactive nuclear matrix glycoprotein. Braz. J. Genet. [online]. 1997, vol.20, n.4 ISSN 0100-8455.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-84551997000400012.

A capacidade de ligação da concanavalina A (Con A) a regiões condensadas de eucromatina e heterocromatina foi investigada em núcleos de eritrócito de frango (CEN), hepatócitos de rato, células meristemáticas de Zea mays mays e em cromossomos politênicos de Drosophila melanogaster após hidrólise com HCl 4 N para determinar a ocorrência de ligação preferencial em bandas e heterocromatina. A variação da massa seca foi investigada em CEN por microscopia de interferência, e reações de Feulgen e Con A foram empregadas para todos os materiais para correlacionar os loci de ambas reações. As quantificações e verificações topológicas foram levadas a efeito por análise de imagens (citometria de alta performance). Foi observado que a hidrólise por HCl 4 N causou uma importante perda de massa seca em CEN, permanecendo um nível correspondente ao conteúdo médio de massa seca de DNA. Neste material a ligação com Con A foi restrita ao envelope nuclear, reforçando a idéia da ausência da matriz nuclear nessas células. Os demais tipos celulares exibiram áreas reativas de cromatina condensada e heterocromatina. Este fato permite especular o papel desempenhado por proteínas Con A-positivas no mecanismo de condensação cromatínica. Esta estrutura glicoprotéica contribuiria para uma maior estabilidade físico-química da cromatina condensada, especificamente da heterocromatina, e também para suas propriedades reológicas.

        · abstract in English     · text in English