SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue4Combined selection in early generation testing of self-pollinated plantsPotential of twenty exotic germplasms to improve Brazilian maize architecture author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Genetics

Print version ISSN 0100-8455

Abstract

Using the best linear predictor (BLP) in the selection between and among half-sib progenies of the CMS-39 maize population. Braz. J. Genet. [online]. 1997, vol.20, n.4 ISSN 0100-8455.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-84551997000400021.

Com os objetivos de adaptar e avaliar a metodologia do BLP (melhor preditor linear) em comparação com o método de seleção entre e dentro de progênies de meios-irmãos (SAWHSP), foram analisados dados de produção de espigas (kg/ha) de experimentos conduzidos em quatro ambientes, onde foram avaliadas 196 progênies de meios-irmãos (HSP), relacionadas através do seu "pedigree" com as progênies recombinadas no ciclo de seleção anterior, da população de milho CMS-39, desenvolvida pelo Centro Nacional de Pesquisa de Milho e Sorgo (CNPMS-EMBRAPA). Pode-se chegar à conclusão que as duas metodologias utilizadas para a seleção das 20 melhores progênies de meios-irmãos, SAWHSP e BLP, levaram a ganhos genéticos esperados com a seleção bastante similares. Houve uma tendência da metodologia do BLP em selecionar um maior número de progênies relacionadas em função da geração anterior ("pedigree") do que o outro método, implicando maiores cuidados com o tamanho efetivo da população. A metodologia de SAWHSP mostrou-se eficiente no isolamento do componente da variância genética aditiva da variância fenotípica. O sistema de "pedigree", embora tenha se mostrado desnecessário para a utilização rotineira da metodologia de SAWHSP, permitiu a previsão de um aumento na taxa de endogamia a longo prazo no esquema originalmente proposto, quando é feita a recombinação com obtenção simultânea das novas progênies.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English