SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1"Trabalho", "mudança de vida" e "prosperidade" entre fiéis da Igreja Universal do Reino de DeusReligião e política entre alunos de serviço social (UFRJ) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Religião & Sociedade

versão impressa ISSN 0100-8587

Resumo

SOUZA, André Ricardo de. Igreja Católica e mercados: a ambivalência entre a solidariedade e a competição. Relig. soc. [online]. 2007, vol.27, n.1, pp. 156-174. ISSN 0100-8587.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-85872007000100008.

A Igreja Católica enfrenta, de forma ambígua, as vicissitudes dos mercados, o religioso e o econômico propriamente dito. Na década de 90, isso se tornou evidente por causa de dois movimentos opostos. De um lado, a Renovação Carismática - resposta católica à concorrência pentecostal no mercado religioso - fomentou o uso de técnicas de marketing e a projeção de padres cantores na grande mídia. De outro, a Teologia da Libertação, corrente politizada de esquerda que desencadeou, entre outras coisas, o engajamento em atividades associativas de produção econômica em um conjunto chamado economia solidária, apontado como resposta à "exclusão do mercado de trabalho" ou ao desemprego. O artigo contextualiza a relação do catolicismo com esses mercados na sociedade brasileira.

Palavras-chave : religião e mercado; Renovação Carismática; marketing católico; Teologia da Libertação; economia solidária.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português