SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue1Una ignorancia sagrada: aprendiendo a no saber bailar tango en Buenos AiresCelebrando São Besso ou o que Robert Hertz e a Escola Francesa de Sociologia têm a nos dizer sobre festas, rituais e simbolismo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Religião & Sociedade

Print version ISSN 0100-8587

Abstract

SANTOS, Beatriz Catão Cruz. Santos e devotos no império ultramarino português. Relig. soc. [online]. 2009, vol.29, n.1, pp. 146-178. ISSN 0100-8587.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-85872009000100007.

O artigo faz uma história da coleção de vilancicos de São Gonçalo de Amarante, que integram a Coleção Barbosa Machado na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro e, simultaneamente, apresenta reflexões sobre a relação santo-devoto no Império Ultramarino Português no século XVIII. Os vilancicos são identificados como um gênero retórico poético que evoca o santo e uma prática religiosa que contrastava com outras. Parte-se de uma perspectiva comparativa entre os vilancicos e outras evidências sobre a relação santo-devoto e, em particular, sobre o santo e sua festa na sociedade colonial escravista. O artigo dialoga com a historiografia centrada na noção de Império e com uma bibliografia da História e das Ciências Sociais voltada para a relação santodevoto, a santidade e as festas.

Keywords : santidade; devoção; vilancicos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese