SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número1Celebrando São Besso ou o que Robert Hertz e a Escola Francesa de Sociologia têm a nos dizer sobre festas, rituais e simbolismoDo trabalho missionário para se salvar uma nação: um estudo dos sucessos missionários índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Religião & Sociedade

versión impresa ISSN 0100-8587

Resumen

BANAGGIA, Gabriel. Conversão, com versões: a respeito de modelos de conversão religiosa. Relig. soc. [online]. 2009, vol.29, n.1, pp. 200-221. ISSN 0100-8587.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-85872009000100009.

Preferindo entender que não cabe ao antropólogo desautorizar os discursos nativos, quaisquer que sejam suas proposições, este trabalho pretende considerar afirmativas díspares a respeito de processos de conversão religiosa. Diferentes fenômenos de conversão são mobilizados não para serem explicados pelos modelos apresentados, mas para evidenciar quais os pressupostos e a aplicabilidade destes últimos. Deste modo, e calcando-se em exemplos etnográficos, almeja-se reposicionar certas perguntas a respeito daquilo que seria propriamente uma conversão e de como ela aconteceria. Por fim, analisa-se de que modo os movimentos de conversão contemplados implicam um desafio à consideração das noções de aculturação ou mudança social.

Palabras llave : conversão religiosa; modelos de conversão; aculturação; mudança social.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués