SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue2Influência e contribuição: a igreja católica progressista brasileira e o fórum social mundial author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Religião & Sociedade

Print version ISSN 0100-8587

Abstract

SAEZ, Oscar Calavia. O que os santos podem fazer pela antropologia?. Relig. soc. [online]. 2009, vol.29, n.2, pp. 198-219. ISSN 0100-8587.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-85872009000200010.

O artigo sustenta que os santos podem servir de eixo a uma abordagem mais etnográfica e radical da antropologia da religião. De praxe, essa subdisciplina está excessivamente pautada pelas concepções de apenas um tipo de nativos: teólogos, sacerdotes, especialistas. Doutrinas estabelecidas servem como referência, e a religião comum vira assim uma religião popular, subalterna ou desviante. Os santos, personagens locais que no entanto atravessam fronteiras entre credos e são por sua vez subalternos nas elaborações teológicas, podem ser vistos como atores essenciais dentro de uma rede de relações (do tipo das propostas pela actor-network theory), a unir mitos, devotos, lugares, objetos ou personagens sagrados, rituais, doutrinas e, como um limite externo, Deus. Essa rede, sugiro, deve se reivindicar como objeto prioritário dos estudos sobre religião.

Keywords : santos; Deus; religião; religião popular; mitologia; catolicismo; actor-network theory.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese