SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue2Comunidades "no sentido social da evangelização": CEBs, camponeses e quilombolas na Amazônia Oriental BrasileiraCavalhadas em Pirenópolis: tradições e sociabilidade no interior de Goiás author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Religião & Sociedade

Print version ISSN 0100-8587

Abstract

OLIVEIRA, Fabrício Roberto Costa. O Concílio Vaticano II, o MOBON e as comunidades rurais: um estudo sobre a práxis comunicativa entre missionários e grupos católicos leigos. Relig. soc. [online]. 2010, vol.30, n.2, pp. 38-58. ISSN 0100-8587.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-85872010000200003.

O Mobon é um movimento católico, formado sob a influência do Concílio Vaticano II (1962-1965), que teve atuação destacada em comunidades rurais da Zona da Zona da Mata Mineira. O ideal de maior corresponsabilidade entre o clero e os leigos ocupou lugar de relevo no movimento, que promoveu cursos para a organização de comunidades e lideranças leigas, com o objetivo de que essas se tornassem menos dependentes da atuação dos párocos locais. Nos cursos eram utilizadas metáforas e representações simbólicas do mundo rural com propósitos de promover uma maior compreensão, visando a maior participação leiga. O texto tem como propósito apresentar uma análise desse processo de atuação comunitária da Igreja Católico e do papel relevante adquirido pela práxis comunicativa no processo relacional entre missionários e grupos católicos leigos.

Keywords : Igreja Católica; Concílio Vaticano II; leigo; comunidades; missionários.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese