SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue2Cavalhadas em Pirenópolis: tradições e sociabilidade no interior de GoiásUma homossexualidade santificada?: Etnografia de uma comunidade inclusiva pentecostal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Religião & Sociedade

Print version ISSN 0100-8587

Abstract

CAMURCA, Marcelo Ayres. Estaria o catolicismo na França do século XXI caminhando em direção a um perfil comunitário?. Relig. soc. [online]. 2010, vol.30, n.2, pp. 74-89. ISSN 0100-8587.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-85872010000200005.

Este artigo busca discutir, a partir do exame de uma literatura sociológica e antropológica produzida atualmente na França, a experiência comunitária no catolicismo francês contemporâneo. Partindo da ideia de crise das grandes religiões institucionalizadas com o consequente advento de uma religião do self, que cada vez mais se consagra como chave de análise de uma sociologia da religião moderna, pergunta-se qual a pertinência das coletividades e comunidades religiosas no cenário francês. Observando as situações do quadro paroquial, das recentes tensões e mudanças no regime de laicidade francesa (cujo aspecto universalista se direciona-se uma acomodação com o comunitarismo), e da Renovação Carismática, pretende-se expor os arranjos e compromissos que, no seio do catolicismo francês atual, permitem articular individualismo e coletivismo, modernidade e tradição.

Keywords : catolicismo; França; comunidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese