SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue1Arquitectura Pentecostal: entre lo sagrado y lo profanoCarnaval da Nova Consciência author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Religião & Sociedade

Print version ISSN 0100-8587

Abstract

LOPES, José Rogério. Círio de Nazaré: agenciamentos, conflitos e negociação da identidade amazônica. Relig. soc. [online]. 2011, vol.31, n.1, pp. 155-181. ISSN 0100-8587.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-85872011000100007.

O trabalho descreve registros etnográficos da Festa do Círio de Nazaré, em Belém, Pará, indicando que a promoção dessa manifestação é agenciada desde bases identitárias diversificadas, gerando circuitos e fluxos que convergem para um ritual complexo e difuso. Essa promoção tem tensionado os papéis dos atores sociais e religiosos locais, que buscam se apropriar desse bem religioso e devocional, promovendo manifestações que complementam a dinâmica da festa. Tais apropriações evidenciam agenciamentos e conflitos que extrapolam a esfera religiosa propriamente dita, mas gravitam em torno da centralidade ritual da Festa do Círio. Forma-se, assim, um campo de negociações em torno das apropriações do evento, firmando um imperativo social de desempenho que orienta os projetos dos atores, como agenciamentos da religiosidade.

Keywords : Círio de Nazaré; agenciamentos identitários; bem religioso e devocional; projetos sobrepostos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese