SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número2Reiterando o pacto: história, teologias políticas cristãs e a religião civil americana em uma era de multiculturalismo e império índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Religião & Sociedade

versão impressa ISSN 0100-8587

Resumo

PORTIER, Philippe. A regulação estatal da crença nos países da Europa Ocidental. Relig. soc. [online]. 2011, vol.31, n.2, pp. 11-28. ISSN 0100-8587.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-85872011000200002.

Neste artigo, o autor analisa os regimes de regulação estatal das religiões na Europa Ocidental. No regime de confessionalidade do Estado, frequentemente adotado por países de tradição religiosa luterana e de cristianismo ortodoxo, opta-se pela assunção de uma religião oficial beneficiária de políticas públicas e arranjos simbólicos. Por outro lado, os regimes de separação constituem arranjos de demarcação mais rígidos ou mais flexíveis das fronteiras de atuação dos Estados e das religiões. Os modelos francês e alemão consistem em exemplos desses arranjos, respectivamente. O autor considera que atualmente se verifica um movimento duplo de desconfessionalização em alguns países e de reassociação em outros, que produziria uma certa homogeneidade em direção a um sistema europeu de regulação da crença, caracterizado por uma posição mediana entre o separatismo rígido e o confessionalismo não-igualitário, tendencialmente ancorado num regime de separação flexível.

Palavras-chave : laicidade; secularização; Europa Ocidental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português