SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número2Ser e parecer en el mundo carcelario-evangélico: sobre las condiciones sociales de definición de la realidadA pedagogy of the exemplarity: the christian gift as gratuity índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Religião & Sociedade

versión impresa ISSN 0100-8587

Resumen

SMIDERLE, Carlos Gustavo Sarmet Moreira. Entre Babel e Pentecostes: cosmologia evangélica no Brasil contemporâneo. Relig. soc. [online]. 2011, vol.31, n.2, pp. 78-104. ISSN 0100-8587.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-85872011000200005.

Este artigo apresenta uma nova abordagem à presença evangélica na esfera pública brasileira, especialmente no cenário político-eleitoral, sob o ponto de vista das especificidades de sua visão de mundo. Abordaremos a identidade evangélica à luz do fenômeno da pentecostalização, que envolve tanto a expansão do número de indivíduos engajados em denominações consideradas pentecostais, quanto a difusão de certas práticas tipicamente pentecostais entre denominações tidas como não pentecostais e entre segmentos do catolicismo. Em maior ou menor grau, tal processo atinge as principais correntes religiosas do âmbito cristão no Brasil. Em contraste com os típicos estilos de vida moderno e pós-moderno, indivíduos expostos à atmosfera pentecostal tendem a tomar a esfera religiosa como central para o entendimento da vida e do mundo. Concepções mágicas do mundo estão na base desse processo. A pesquisa indica que a pentecostalização exerce esse tipo de influência entre evangélicos e católicos, embora mais fortemente no campo protestante.

Palabras llave : Pentecostalização; Pentecostalismo; Religião e modernidade; Religião e pós-modernidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués