SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue1On holly land: quilombola identity and catholicism in the Água Morna community (Curiúva, PR)The senator and the bishop: the strategies of identity construction in Rio de Janeiro's municipal elections in 2004 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Religião & Sociedade

Print version ISSN 0100-8587

Abstract

PEREIRA, Luzimar Paulo. Os sacrifícios da carne: a morte do gado e a produção dos banquetes nas folias de Urucuia, MG. Relig. soc. [online]. 2012, vol.32, n.1, pp. 71-96. ISSN 0100-8587.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-85872012000100004.

A morte do gado nas folias de Urucuia é um processo sacrificial e como tal realiza um duplo movimento de sacralização: de um lado, o boi é envolto por uma aura sagrada que o transforma em propriedade dos santos; de outro, suas carnes oferecidas em banquete comunicam de "cima para baixo" os poderes sagrados associados à entidade religiosa. Neste artigo, estudo os mecanismos responsáveis pela constituição da unidade sacrificial a partir das operações simbólicas ascendentes e descendentes relativas aos bois e à comida festiva. A totalidade do sacrifício se constrói a partir da ideia de carne de gado. Entidade liminar entre o animal vivo e o alimento pronto, ela realiza as mediações entre os planos naturais, sociais e sobrenaturais mobilizados durante os festejos.

Keywords : festas religiosas; sacrifício; folia; gado.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese