SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número1Fundando um axé: reflexões sobre o processo de construção de um terreiro de candombléLugares e objetos de memória no batuque gaúcho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Religião & Sociedade

versão impressa ISSN 0100-8587versão On-line ISSN 1984-0438

Resumo

GUIMARAES, Roberta Sampaio. A arquitetura de um espaço franciscano em tempos de reurbanização do porto carioca. Relig. soc. [online]. 2015, vol.35, n.1, pp.87-106. ISSN 0100-8587.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-85872015v35n1cap04.

Neste artigo, analiso o espaço criado pelos projetos sociais da entidade católica Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência (VOT) durante a reurbanização da região portuária carioca. Discursivamente afinados com ações governamentais que visavam combater a suposta degradação e maus usos da região, os franciscanos propuseram a salvação espiritual e física de sua “população marginalizada”. E, após a remoção de antigos moradores, converteram vários sobrados em exemplos de “beleza, limpeza, ordem e proteção” para abrigar suas escolas e cursos profissionalizantes, promovendo uma “comunidade escolar” que foi contestada por outros habitantes com diferentes noções de materialidade e moralidade.

Palavras-chave : religião; modelos arquitetônicos; projetos urbanísticos; conflitos; região portuária do Rio de Janeiro.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )