SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue2New religious/secular configurations: the self-proclaim “pro-life” NGOs and the disputes on sexual politics in ArgentinaThe Valongo Wharf: patrimonialization of places, objects and African cultural heritage author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Religião & Sociedade

Print version ISSN 0100-8587On-line version ISSN 1984-0438

Abstract

CASTRO, Cristina Maria de. Usar ou não o hijab no Brasil? Uma análise da religiosidade islâmica em um contexto minoritário. Relig. soc. [online]. 2015, vol.35, n.2, pp.363-383. ISSN 0100-8587.  https://doi.org/10.1590/0100-85872015v35n2cap15.

Este artigo tem como objetivo analisar a religiosidade islâmica no contexto minoritário brasileiro, a partir da observação da prática do hijab no país. A princípio, será realizada uma breve apresentação histórica sobre a presença muçulmana no Brasil, abrangendo desde o tráfico negreiro e a imigração árabe até a conversão de brasileiros ao Islã. A seguir, são apresentados relatos de muçulmanas que nos permitem compreender como elas se sentem percebidas pelos brasileiros não muçulmanos ao trajarem o véu. Por fim, serão examinadas as práticas do hijab por parte de muçulmanas em diversas regiões do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis e Brasília, com o intuito de entender como muçulmanas negociam e adaptam suas crenças e práticas religiosas no contexto nacional.

Keywords : Islã; muçulmanas; véu; Brasil; Sociologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )