SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue1Hagiography narratives and devotion to the saints: notes on the symbolic (re)-production of sanctity in the cemeteries. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Religião & Sociedade

Print version ISSN 0100-8587On-line version ISSN 1984-0438

Abstract

FERREIRA, Paula Barbosa da Silva Fontanezzi Leonel. Judaísmo messiânico, genealogia e agência: relações entre judeus e não judeus em sinagoga messiânica paulistana. Relig. soc. [online]. 2019, vol.39, n.1, pp.15-35.  Epub May 16, 2019. ISSN 0100-8587.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-85872019v39n1cap01.

O caráter peculiar do judaísmo messiânico, que se caracteriza pela conciliação entre práticas judaicas e crença em Cristo, faz com seja frequentemente retratado como movimento ambíguo entre judaísmo e cristianismo e muitas vezes descrito como “ameaça” às fronteiras entre esses sistemas simbólicos e religiosos. O artigo apresenta outro olhar sobre esse movimento religioso a partir de pesquisa etnográfica em sinagoga judaico messiânica paulistana e argumenta que o interpretar como ameaça aos limites entre judaísmo e cristianismo é desconsiderar a relevância que a distinção destes dois sistemas simbólicos e que as categorias “judeu” e “gentio” ocupam no discurso judaico-messiânico que pode ser compreendido não como discurso que extingue diferenças, mas que introduz modos alternativos de ser judeu e de ser gentio.

Keywords : judaísmo; cristianismo; judaísmo messiânico; agencialidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )