SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3Uma espiritualidade biopolítica? Etnografia entre freiras, crianças e adolescentes portadores de HIV/AIDSSecularização, laicidade e espaço público: como pensar a política contemporânea brasileira à luz da religião? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Religião & Sociedade

versão On-line ISSN 1984-0438

Resumo

SILVA, Rafael Afonso da; FERNANDEZ, Juan Carlos Aneiros; SILVA, Mercês de Fátima dos Santos  e  SACARDO, Daniele Pompei. Para levar a sério o que os terreiros têm a nos dizer sobre saúde. Relig. soc. [online]. 2020, vol.40, n.3, pp.145-168.  Epub 20-Jan-2021. ISSN 1984-0438.  https://doi.org/10.1590/0100-85872020v40n3cap06.

Resumo: Este artigo é resultado de um processo de pesquisa coletivo em torno da produção de saúde e das práticas de cuidado à saúde em comunidades de Candomblé e Batuque. A pesquisa desenvolveu-se com base em entrevistas com lideranças de algumas comunidades e em participações em atividades escolhidas por elas. Partindo de uma discussão sobre o que pode significar “levar a sério” o que emergiu desses diálogos e de algumas importantes razões para fazê-lo, este trabalho mobiliza os materiais produzidos nessa pesquisa em uma apresentação de possibilidades da “economia ontológica” de cuidados à saúde em comunidades de terreiro.

Palavras-chave : Candomblé; Batuque; Saúde; Práticas de cuidado; Simetrização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )