SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue4ENZYMATIC ACTIVITY OF MICROORGANISMS ISOLATED FROM YAM BEAN LEGUME (Pachyrhizus erosus L. Urban)DISTILLATION INFLUENCE ON THE COMPOSITION AND SENSORIAL QUALITY OF SUGAR CANE DISTILLED BEVERAGE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Food Science and Technology (Campinas)

On-line version ISSN 1678-457X

Abstract

MENEZES, Tobias José Barreto de; SARMENTO, Silene Bruder Silveira  and  DAIUTO, Érica Regina. INFLUÊNCIA DE ENZIMAS DE MACERAÇÃO NA PRODUÇÃO DE PUBA. Ciênc. Tecnol. Aliment. [online]. 1998, vol.18, n.4, pp. 386-390. ISSN 1678-457X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-20611998000400005.

Pubagem é a fermentação natural de raízes de mandioca para produção da puba, um alimento popular do Nordeste do Brasil. Além da fermentação lática predominante, os microrganismos também causam o amolecimento das raízes, importante para a obtenção de um produto de boa qualidade. O objetivo deste trabalho foi detectar a presença de enzimas de maceração e verificar a influência da adição de preparados comerciais de celulase e pectinase na pubagem. Constatou-se que as atividades de celulases, xilanase e poligalacturonase aumentaram durante a fermentação natural. Ao se adicionar preparados comerciais de celulase e pectinase este aumento foi maior do que o esperado pela fermentação natural. A adição desses preparados enzímicos acelerou a fermentação aumentando a acidez e reduzindo o pH mais rapidamente do que o tratamento-testemunha.

Keywords : Mandioca; puba; celulase; pectinase; fermentação natural; maceração.

        · abstract in English     · text in Portuguese