SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 suppl.Variação dos teores de GMP (glicomacropeptídeo) livre e total no leite bovino durante a lactaçãoEstudo do aproveitamento das vísceras do jacaré do pantanal (Caiman crocodilus yacare ) em farinha de carne índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Food Science and Technology (Campinas)

versão On-line ISSN 1678-457X

Resumo

SOUSA, Paulo Henrique Machado de et al. Influência da concentração e da proporção fruto: xarope na desidratação osmótica de bananas processadas. Ciênc. Tecnol. Aliment. [online]. 2003, vol.23, suppl., pp. 126-130. ISSN 1678-457X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-20612003000400024.

Considerando-se as limitações tecnológicas dos processos tradicionais para produção de banana passa com uma qualidade padrão, a desidratação osmótica surge como uma opção à padronização deste processo. Neste trabalho visou-se determinar parâmetros do processo de desidratação osmótica da banana e avaliar a influência da concentração da solução osmótica nas características físico-químicas do fruto e construir as curvas de secagem da banana pré-tratada através de desidratação osmótica com e sem vácuo. Concluiu-se que é possível obter banana desidratada como produto de umidade intermediária, através de pré-tratamento osmótico seguido de secagem. As características do produto foram influenciadas pela concentração e proporção fruto:xarope do meio osmótico utilizado.

Palavras-chave : banana; Musa; desidratação osmótica; secagem; análises físico-químicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português