SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Influence of gibberellic acid in the starch breakdown during banana ripeningRotavirus as potential ethiological agent of a foodborne disease outbreak author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Food Science and Technology (Campinas)

On-line version ISSN 1678-457X

Abstract

LIMA, Juliana. A.; CATHARINO, Rodrigo R.  and  GODOY, Helena T.. Ácido fólico em leite e bebida láctea enriquecidos: estudo da vida-de-prateleira. Ciênc. Tecnol. Aliment. [online]. 2004, vol.24, n.1, pp. 82-87. ISSN 1678-457X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-20612004000100016.

O ácido fólico é uma vitamina, que desempenha funções importantes, o que justifica seu uso nos processos de enriquecimento dos alimentos. O objetivo deste trabalho foi avaliar a estabilidade do ácido fólico, utilizado no enriquecimento, durante a vida-de-prateleira de amostras dos seguintes produtos: leites em pó, leites esterilizados e bebidas lácteas achocolatadas prontas para o consumo. A determinação desta vitamina foi feita por cromatografia líquida de alta eficiência. O ácido fólico foi extraído com solução básica e a limpeza do extrato foi realizada com ácido tricloroacético concentrado seguida de filtração. No processo cromatográfico utilizou-se coluna C18, sistema de eluição por gradiente, sendo a fase móvel composta por tampão acetato e acetonitrila. A detecção foi feita na região do ultravioleta, a 290nm, e a quantificação por padronização externa. Nas amostras de leites em pó durante o período de estocagem de um ano ocorreram perdas acentuadas desta vitamina (60% em média), enquanto nas de leites esterilizados e bebidas lácteas achocolatadas as perdas foram, em média, de 25 e 29%, respectivamente, durante os quatro meses de estocagem.

Keywords : ácido fólico; CLAE; leite em pó; leite esterilizado; bebida láctea achocolatada.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese