SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Qualidade química e física de berinjelas submetidas a diferentes tratamentos pós-colheitaCaracterização química parcial da semente de jatobá-do-cerrado (Hymenaea stigonocarpa Mart.) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Food Science and Technology (Campinas)

versão On-line ISSN 1678-457X

Resumo

DELLA MODESTA, Regina C. et al. Desenvolvimento do perfil sensorial e avaliação sensorial/instrumental de suco de maracujá. Ciênc. Tecnol. Aliment. [online]. 2005, vol.25, n.2, pp. 345-352. ISSN 1678-457X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-20612005000200028.

As mais importantes frutas tropicais na categoria de sucos são maracujá e manga, especialmente desejadas por sua impressão aromática e intensa. O aroma e o sabor são resultados da presença de numerosos constituintes que se encontram em concentrações variáveis, extremamente sensíveis às mudanças durante o tratamento térmico na produção de suco. Há a necessidade do desenvolvimento dos perfis sensorial e de cor, que podem ser alterados durante o processamento do suco. O objetivo deste trabalho foi desenvolver esses perfis e avaliar os sucos de maracujá entamborado: despolpado, pasteurizado, entamborado e congelado); pronto para beber (formulado com açúcar e água); e pasteurizado. Treze atributos compuseram o perfil sensorial. O experimento de Análise Descritiva Quantitativa foi delineado com 2 fatores, sucos e provadores. Os resultados foram também submetidos a uma análise de componentes principais. Houve diferença significativa entre os três sucos nos atributos sensoriais, exceto para aromas de maracujá e doce. O aroma artificial, e os aromas e os sabores de cozido e fermentado aumentaram significativamente no suco processado. Os dois primeiros componentes principais concentraram 57% da variação nos atributos sensoriais. Os parâmetros de cor, à exceção do turbidez, apresentaram variações significativas entre os sucos. O suco entamborado foi o mais escuro. A intensidade de vermelho nos sucos entamborado e formulado foi similar, menos acentuada no pasteurizado, enquanto a intensidade de amarelo foi mais acentuada no formulado, decrescendo nos pasteurizado e entamborado.

Palavras-chave : suco de maracujá; avaliação sensorial; cor.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português