SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3Effect of enzimatic hydrolysis on functional properties of bovine casein coagulated by the action of chymosinMinimally processed cabbage: effects of packaging and storage temperature author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Food Science and Technology (Campinas)

On-line version ISSN 1678-457X

Abstract

CHIAPPINI, Claudete C.J.; BARBOSA, Aline B.; FIGUEIREDO, Samira C.  and  LEITE, Selma G.F.. Validação de um desenho experimental para testes sensoriais comparativos com muitas amostras. Ciênc. Tecnol. Aliment. [online]. 2005, vol.25, n.3, pp. 475-479. ISSN 1678-457X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-20612005000300014.

Nos estudos em análise sensorial a limitação fisiológica dos órgãos dos sentidos dos provadores é um dos fatores a se levar em consideração no planejamento dos testes. O objetivo deste estudo foi validar um desenho experimental para testes comparativos com muitas amostras. Cultivos de leveduras produtoras de aroma frutal foram escolhidas por provadores não treinados e cultivados em caldo YEPD e caldo Melaço. Testes sensoriais de ordenação e de escala foram realizados com 8 linhagens selecionadas e 3 linhagens referência para seleção da melhor linhagem produtora de aroma frutal, em cada meio de cultura, por uma equipe de provadores treinada. A aplicabilidade e a habilidade discriminatória do desenho experimental foi validada por meio de análise estatística. No tratamento estatístico foi utilizado o teste de Friedman para os testes de ordenação e a análise de variância e o teste de Tukey para os testes de escala. Todas as amostras foram comparadas e foram encontradas diferenças significativas ao nível de 5% entre elas. As amostras puderam ser comparadas sem fadiga da equipe de provadores.

Keywords : análise sensorial; testes comparativos; desenho experimental; culturas de leveduras; aroma frutal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese