SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3Mass transfer kinetics of osmodehydrated melon with sucrose and maltose solutionsClarification and concentration of cashew apple juice by membrane processes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Food Science and Technology (Campinas)

On-line version ISSN 1678-457X

Abstract

CAMPOS, Flávia Milagres  and  ROSADO, Gilberto Paixão. Novos fatores de conversão de carotenóides provitamínicos A. Ciênc. Tecnol. Aliment. [online]. 2005, vol.25, n.3, pp. 571-578. ISSN 1678-457X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-20612005000300029.

Este trabalho aborda os cálculos dos novos fatores de conversão de carotenóides provitamínicos A, propostos pelo Institute of Medicine, e agentes que afetam a biodisponibilidade de carotenóides em alimentos. Adicionalmente, revisa estudos que determinaram o conteúdo de carotenóides provitamínicos A em frutas e hortaliças no Brasil, para aplicar os novos fatores de conversão no cálculo do valor de vitamina A desses alimentos. O valor de vitamina A caiu pela metade ao se utilizarem os novos fatores, o que mostra que estes valores vêm sendo superestimados nas tabelas de composição química de alimentos. Paralelamente aos estudos demonstrando a baixa biodisponibilidade de carotenóides provenientes de vegetais, há estudos que apresentam o impacto positivo de vegetais e frutas ricos em carotenóides na concentração de retinol sérico. Medidas a curto e médio prazo, como a suplementação medicamentosa e a fortificação de alimentos, devem ser tomadas para conter a deficiência de vitamina A. A longo prazo, pode-se focalizar o consumo dos alimentos, como frutas e vegetais processados, que contêm carotenóides mais biodisponíveis. Enquanto os fatores que afetam a biodisponibilidade de carotenóides não estão bem definidos, as tabelas de composição devem trazer o conteúdo de carotenóides e não apenas o valor de vitamina A dos alimentos.

Keywords : carotenos; vegetais; biodisponibilidade; vitamina A.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese