SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue4Study of the effect of gamma irradiation (60co) on the quality of sugar cane spirit and on the cask of maturationDrying optimization of Zea mays malt author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Food Science and Technology

Print version ISSN 0101-2061On-line version ISSN 1678-457X

Abstract

HELFER, Gilson Augusto; FERRAO, Marco Flôres; FERREIRA, Cristiano de Vargas  and  HERMES, Nadir. Pulicação de métodos de análise multivariada no controle qualitativo de essências alimentícias empregando espectroscopia no infravermelho médio. Ciênc. Tecnol. Aliment. [online]. 2006, vol.26, n.4, pp.779-786. ISSN 0101-2061.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-20612006000400011.

No presente trabalho é apresentada uma nova metodologia para a análise qualitativa de essências alimentícias, empregando espectroscopia por reflexão na região do infravermelho médio associada à análise multivariada. Este método apresenta entre suas principais vantagens: a não destruição da amostra e conseqüente não agressão ao ambiente; e a não necessidade de separação prévia dos seus componentes, que resulta em menor tempo de análise e redução de custos. Para tanto, diferentes lotes de amostras de essências alimentícias de baunilha, de leite, de caramelo, de cereja e de morango foram empregadas para a aquisição dos espectros, visando à construção dos modelos e validação do método. Como resultados mais significativos, foi possível observar que o método empregado, não só discrimina as diferentes essências (em função da composição), mas também a origem e uniformidade delas.

Keywords : essências alimentícias; controle de qualidade; reflexão no infravermelho; análise discriminante; análise multivariada.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License