SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Sensory profile and acceptance of dry-cured hams produced by traditional and accelerated methodsOccurrence of deoxynivalenol in national and imported wheat used in Brazil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Food Science and Technology (Campinas)

versión On-line ISSN 1678-457X

Resumen

REVILLION, Jean Philippe Palma et al. Qualidade sensorial de vinhos tintos finos do Rio Grande do Sul comparados aos importados da Argentina e Chile. Ciênc. Tecnol. Aliment. [online]. 2007, vol.27, n.1, pp. 177-180. ISSN 1678-457X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-20612007000100031.

Avaliou-se a percepção da qualidade intrínseca dos vinhos finos tintos elaborados no Rio Grande do Sul em comparação com seus principais concorrentes da Argentina e Chile. A análise sensorial foi realizada por 31 consumidores da classe de maior poder aquisitivo de Porto Alegre. O teste de aceitação propôs escalas hedônicas para avaliar os atributos sensoriais dos produtos. A análise estatística valeu-se de ANOVA e teste de Tukey. Os resultados demonstraram que a qualidade intrínseca dos vinhos brasileiros não representa um fator restritivo à competitividade do setor que pode ser alavancada com o desenvolvimento de estratégias de marketing consistentes.

Palabras llave : vinhos; análise sensorial; competitividade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués